A primeira verdade sobre Agentes Secretos é que eles existem de fato, conquanto sejam desconhecidos. A segunda é que são pessoas especialíssimas, em todos os sentidos. A liderança atribui uma função a essas pessoas, mas não diz a ninguém que o fez. Impõe uma realidade aos outros sem os fazer participantes. Junte-se a nós! O próximo Agente pode ser VOCÊ!!!

Localização


Exibir mapa ampliado


Riozinho - Rio Grande do Sul - Brasil 

Sua Área é de 239,34 km² representando 0.089% do Estado,
0.0425%
da Região e 0.0028% de todo o território brasileiro.
Seu IDH é de 0.758 segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

Ano de Instalação: 1989 

Microrregião: Gramado-Canela 


Mesorregião: Metropolitana de Porto Alegre 


Altitude da Sede: 90 m 


Distância à Capital: 86.6409Km  



Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD




HISTÓRIA DA CIDADE
 
Riozinho foi colonizado a partir de 1875 por cerca de 200 famílias de imigrantes húngaros, poloneses, prussianos e suecos, as quais acolheram, mais tarde, a vinda de famílias de origem alemã e italiana.

Em 10 de abril de 1988, realizou-se um plebiscito municipal, sendo criado oficialmente o município de Riozinho pela Lei Estadual n.º 8603. O principal ponto turístico da cidade é a Cascata do Chuvisqueiro. Outra atração é a Gruta Nossa Senhora da Conceição.


Significado do Nome

O nome do lugar foi dado devido à existência de um pequeno rio que divide a cidade em duas partes.

Aniversário da Cidade
10 de Abril 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Clima
Subtropical

Temperatura Média

Acesso Rodoviário
RS 239

Distâncias
105 Km da Capital


hspace=0 TURISMO
Principais Pontos Turísticos

CASCATA DO CHUVISQUEIRO
Apresenta uma queda dágua de 70 metros, com área propícia para banhos, porém com um certo grau de periculosidade. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede, com acesso pela RS 239, estrada Riozinho / Rolante. Recebe visitação diariamente, possuindo bar, mini-mercado, local para camping, churrasqueiras, energia elétrica e chuveiros, trilhas e prática de canyoning e rappel.

SERRA DA BOA VISTA
A serra conta com belas paisagens do vale de Maquiné, das encostas da Serra Geral, do contato com a mata de araucárias com a Mata Atlântica e das cascatas da Boa Vista. Apresenta flora e fauna preservadas e, no inverno, há probabilidade de neve. Localiza-se a 30km da sede do município, na estrada que liga Riozinho à Barra do Ouro (Maquiné).

CASCATA DA LINHA SETE DE SETEMBRO
O local abriga duas quedas dágua, uma com 25 e a outra com 04 metros de altura, que juntas formam um lago de águas transparentes propícias para banhos e hidromassagens, além de locais para a realização de trilhas, caminhadas e canyoning. Não possui infra-estrutura. Localiza-se na Linha Sete de Setembro, a 18km da sede do município, com acesso pela estrada Riozinho / Baixa Grande / Linha 07.

PARQUE MUNICIPAL DO CONDUTO
Aqueduto com 1,8km de extensão datado de 1945, integra o patrimônio histórico e arquitetônico do município. Conta com pequenas cachoeiras e piscinas naturais propícias para banho e área selvagem para camping, além de bar e restaurante. Podem ser realizadas trilhas e rappel. Localiza-se na estrada para o Conduto, a 1,5km da sede do município.

CASCATA DO CHUVISQUEIRINHO
Trilha no interior da mata, paralela ao arroio Chuvisqueirinho, com diversas espécies representativas deste ambiente, como tucuns, samambaias e cedros. Há também uma seqüência de três quedas, que formam lagos apropriados para banho, onde também podem ser praticados rappel, mergulho e outras modalidades de esportes radicais. Não possui infra-estrutura, apenas um camping. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede do município, com acesso pela estrada para a Linha Cinco de Novembro.

CASCATA DA LINHA CINCO DE NOVEMBRO
Trilha com aclives e declives, atravessando o interior da mata nativa. A cascata tem aproximadamente 38 metros de queda livre. Há uma pequena piscina natural própria para banhos. Não posssui infra-estrutura. Localiza-se na estrada para Linha 05 de Novembro, a 05km da sede do município.

CASCATA DO PAREDÃO
Distando 10km da sede do município, esta cascata possui uma queda livre de 30 metros em meio à mata nativa. O local não é apropriado para banho, sendo um habitat natural das gralhas azuis. Possui ainda um moinho movido à dágua.

BALNEÁRIO POLLA
Distando 01km da sede do município, o balneário fica à beira do rio, sendo apropriado para banhos e piqueniques. Possui um bar recebendo visitação aos finais de semana.

SITIO NHUMPÔRÁ
O Sitio Nhumpôrá (campo bonito em guarani) oferece um espaço onde as pessoas possam vivenciar e ter um contato maior com a Mãe Terra através de cursos, vivências e terapias.